terça-feira, 2 de junho de 2009

Arrependimento.

Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.

Olá gente, aqui estou novamente postando em meu humilde blog.Hoje falaremos sobre Arrependimento, antes de mais nada, queria agradecer por todas as visitas aqui, mesmo muitos não comentando, eu penso que blog foi feito para escrevermos e liberarmos nossos sentimentos, ok? Mais de vez em quando um comentário é bem vindo. Bem, arrependimento, afinal essa palavra é a definição para qualquer um que está passando por um problema grave de atitude. Vou postar abaixo posts sobre arrependimentos tirados de outros sites, e logo uma pequena conclusão minha abaixo:

Como saber se um arrependimento é sincero?

O que é arrepender-se?

O arrependimento é um nobre sentimento do ser humano. É uma demonstração de caráter e autocrítica. Para que ele exista é necessário que um profissional mantenha postura realmente humilde em relação ao problema. Caso contrário, em vez de refletir sobre sua própria conduta, a pessoa acaba utilizando o termo arrependimento para procurar culpados na empresa.

Deturpando o conceito

Infelizmente, há pessoas que confundem arrependimento de ter feito algo com o motivo do insucesso. É que o conceito básico do arrependimento é ponderar que atitude praticada no passado deveria ter sido ponderada melhor. O que eu poderia ter realizado se tivesse ponderado um pouquinho mais. Já quando alguém afirma que “se arrepende de ter confiado no outro”, está projetando a culpa sobre sua atitude na conduta alheia, e não em si mesmo.

O caminho
Basicamente, arrepender-se é analisar o que você poderia ter realizado de forma diferente, caso tivesse refletido mais a respeito quando agiu. Porém, lembre-se: caso tivesse ponderado com as informações que dispunha na época e, principalmente, com o estado de maturidade, ou seja, com o conhecimento que tinha naquele momento.



Arrepender-se e tentar consertar pode ser pior?

O preço de um arrependimento
Arrepender-se apenas não basta, é preciso corrigir efetivamente o erro. Entretanto, algumas pessoas cometem mais erros ao tentar consertar determinado problema que causaram. A ânsia de corrigir o erro pode acabar complicando ainda mais a situação.

O mau exemplo
Um bom exemplo de precipitação é o caso do profissional que em um momento de raiva responde grosseiramente a um colega. A ofensa é clara e inequívoca. Sabendo que realmente ultrapassou os limites, tenta voltar ao assunto com o ofendido alguns minutos após o ocorrido. No entanto, magoada, a pessoa agora não quer saber de conversa.

Aprendendo a corrigir
Note que a impulsividade de uma ação, baseada exclusivamente na emoção e não na razão, provocou o tumulto. Mas, um novo impulso - o de consertar o problema gerado - pode acarretar um novo erro. Simples: a pessoa está mais preocupada em resolver sua própria crise de consciência do que tornar a vida do ofendido melhor. Logo, quando o arrependimento chegar não esqueça: primeiro pense na outra parte, depois em si mesmo.


Como corrigir um erro que cometi?

Analise o sentimento da outra parte
O passo fundamental para consertar um erro cometido ou uma situação desagradável da qual se arrependeu, é analisar como a outra parte se sente. Na maioria dos casos, a principal preocupação de quem ofende está bem mais focada em acabar com a sensação de culpa do que, propriamente, em resolver o problema que causou ao outro.

Humildade é tudo
Tenha humildade para identificar o tamanho do dano causado antes de partir para a ação. Para que isso seja possível é preciso desprender-se das desculpas prontas. Um bom exemplo é o daquela pessoa que pergunta aos colegas se realmente estava errada, preocupa-se mais em justificar sua atitude do que entender o tamanho do problema que criou.

Excesso também é problema
Foi o que aconteceu com meu amigo José. Ao pedir desculpas e tentar justificar-se aumentou a ofensa ao invés de amenizar a situação. Por isso, muito cuidado na hora de agir, pois um mau mapeamento da situação pode complicar ainda mais a situação.


------

Eu espero realmente que essas pequenas palavras tenham te ajudado. Assim como me ajudou,e eu peço desculpas de coração a todos que eu magoei, principalmente a Bianca, pois considero muito ela e a machuquei sem perceber. Todos são meus irmãos em Cristo Jesus... :)


A Bíblia diz em Lucas 15:7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com